quarta-feira, 25 de março de 2009

Diagnóstico

Há mais ou menos uma semana atrás eu estava conversando com uma amiga, e após tirar algumas dúvidas dela sobre uma matéria da faculdade, resolvi meio que fazer um teste com ela.Era um teste sobre diagnóstico, onde ela acertou, contudo antes disso para que a mesma não ficasse asustada disse se tratar de algo simples;foi que ela me respondeu: "_É exatamente nas coisas simples que tropeço."Dias depois numa dessas noites de insônia comecei a pensar sobre: oque seria diagnótico?
Fazer um diagnóstico é como desvendar um crime, onde deve- se estar atento a cada detalhe e a cena do crime como um todo.Assim como em um crime, evidências necessárias para se fechar um diagnóstico muitas vezes se escondem, ficam ocultas.Como por exemplo, quando sintomas inciais escondem os verdadeiros sintomas de uma patologia.
E assim como nos crimes as patologias também tem seus criminosos que são; as bacterias, os virus, fungos, protozoários, parasitos e tantos outros, mestres na arte de se camuflar e dos crimes quase perfeitos.Contudo tambem temos os mocinhos, os policiais, que integram o nosso sistema de defesa onde são eles: os macrófagos, neutrófilos, basófilos, monócitos entre outros que fiscalizam o nosso corpo a procura de bandidos e pronto para puni-los, embora alguma vezes não consigam sozinhos, e é daí que vem a importância do diagnóstico para sabermos como auxiliar o nossos policiais.
Para se fazer um diagnóstico é necessário: inteligência, ousadia, uma pitadinha de arrogância, intuição e visão detalista.É preciso estar atento aos detalhes, a sintonia fina de movimentos,gestos, sons e imagem.É procurar o oculto, e não se deixar iludir por sintomas enganadores.Fazer um diagnóstico é como desvendar um crime, quando as peças se juntam e voce monta o quebra-cabeça, descobre quem é o meliante e então decide oque fazer com ele.
Fazer diagnóticos é como brincar de detetive , talvez seja por isso que goste tanto.

domingo, 22 de março de 2009

Círculo Vicioso

Tá escuro
Tá doendo
Estou chorando
Vou sofrendo

Não enxergo;
talvez seja o escuro
Exagero
Fiquei mudo

Olhos,não olhai!
Peito, não sangrai!
Dor, cessai!

Mais um trago;
e talvez mais um cigarro
Não adianta;
nada queima ou afoga o seu retrato

Já é dia;
ainda estou acordado
Oque faço?
Cometo mais um pecado
Não mais um trago
Não mais um cigarro
O de estar ainda apaixonado!
O de estar ainda escravizado!

Tá escuro
Tá doendo
Mais uma noite;
tudo se repete;
e assim vai acontecendo...

terça-feira, 17 de março de 2009

Superação

Agente supera.Superamos tudo, a perda de um parente, amigo , o término de um namoro, enfim! tudo!e porque superamos? Porque é necessário seguir me frente.Avida não vai parar porque voce está sofrendo, as pessoas não voa deixar de seguir tuas vidas ou vaõ te compreeender se voce se render ao sofrimento.Na verdade elas vão te compreender e apoiar alguns dias ou horas e depois se voce não voltar a ser oque era antaes elas simplesment vão te largar.Isso talvez seja culpa de uma sociedade corrida e egoísta e egocentrista.
Contudo , agente supera.Somos capazes basta acreditar, seja m eque voce acretida o imporatante é acreditar.
As vezes tudo está bem e num segundo tudo muda,um segundo, um momento, e derrepente estão tudo e todos andando tao rápido enquanto voce parece está em camera lenta.A dor , agunstia, e decepções nos fazem isso.Mas agente supera.
Agente supera, e cada vez que nos supermos nos tornamos melhores ou achamos respostas para perguntas nos faziamos à anos mas ainda não tinhamos as respostas.E aconteça oque acontecer agente smepre pode superar, e agente supera!

sábado, 7 de março de 2009

"A Vida Como Ela É"

Algo acontece. Algo aconteceu. Algo pode acontecer.Oque estou querendo dizer com isso? Essas tres frases definem a vida. É claro que não é tao simples assim!Entre essas tres palavras existem lacunas imensas, lacunas que podem ser surpreendentes!
Entre algo que aconteceu e algo que acontece, podem ter se passado por exemplo um dia, um mês, um ano,ou até mesmo alguns anos.Como assim? Por exemplo um dia você se levantou, pegou um currículo e colocou embaixo do braço fez uma entrevista e foi aprovado! Conseguiu o emprego!Isso aconteceu.Voce está nesse emprego a dez anos! Isso acontece. E as lacunas?As lacunas são oque você não percebe ou preve, como ter chegado atrasado algumas vezes, porque o pneu do carro furou, ou aquela vez que você flertou por alguns dias a colega de trabalho,ou até mesmo aquela semana em que ficou tudo rotineiro.As lacunas entre algo que acontece e algo que aconteceu não estão ali a toa, elas podem levar a algo que pode acontecer.Digamos que a colega de trabalho que você flertou por alguns dias, gostou de você.Voces, namoraram, se casaram e tiveram filhos, todo um ciclo foi cumprido e se pensarmos bem, dentro das tres frases que inicei o texto,com suas lacunas que sempre irão levar e manter o ciclo
Algo acontece.Algo aconteceu. Algo pode acontecer. Mas o acontecimentos não tem que ser os mesmos.
"Avida como ela é"- frase de autoria de Nelson Rodrigues