Assisti a muitos ícones do esporte e de outros seguimentos de minha infância se aposentarem, alguns de forma trágica causando comoção mundial, outros porque havia chegado a hora, causando caos interno em suas vidas pessoais.
Ver o Oscar na televisão dando entrevista outro dia me fez lembrar o quanto foi doloroso para ele a aposentaria, bem como, para Romário, Guga, entre outros. Essas pessoas são ícones do esporte, contudo muitas pessoas comuns sofrem o mesmo dilema na hora de parar. Afinal Quem nunca ouviu alguém dizer que não sabia oque fazer quando parasse de trabalhar? Ou até mesmo parentes e amigos próximos dizendo: " Quando ele se aposentar morre." Para algumas pessoas o trabalho é mais do que uma simples fonte de renda, é um estilo de vida.
Refletindo sobre essa temática da aposentaria pensei: Será que saberei a hora de parar? Será que profissionalmente sou melhor do que a 6 ou 7 anos atrás? A resposta é óbvia! Intelectualmente e institivamente e tecnicamente sim, contudo fisicamente não. O corpo tá mais cansado, menos disposto, e toda atividade física mais exacerbada, causam dores corporais intensas, mesmo me recuperando rapidamente delas.
Seriam estes os sinais de que talvez seja hora de mudar, para um setor ou área de atuação que exija menos da minha capacidade física (sou enfermeiro intensivista) ? Ou seriam a péssima ingesta nutricional e erros de postura de toda uma vida me causando danos a saúde? De qualquer forma o momento de parar irá chegar em algum momento, só espero saber reconhecer isto, antes de ser "gentilmente" convidado a aceitar um convite para um setor mais calmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário