Vivemos numa época revoluções por minuto,melhor dizendo por segundo. A cada segundo um novo acontecimento muda os rumos da humanidade pra sempre.Devem está pensando onde quero chegar?Oque estou querendo começando um texto assim?Estou querendo falar da maior revolução em termos de medicina.Células tronco embrionárias.
À alguns anos atrás nos descobrimos capazes de mapear o genôma,o código genético humano,o DNA e conseguimos isso!Sabemos que somos capazes; e a partir daí descorbertas fantásticas foram se tornando cada vez mais freqüentes.Descobrimos sermos capazes de fazer uma outra cópia idêntica(o clone), que grande parte das doenças que vamos adquirir ao longo da vida,já estáo implícitas em nosso código genético,criamos testes de detecção genética do cancêr de mama(bastante eficaz),descobrimos o grande poder regenerativo das células tronco embrionárias,e vivemos a esperança de aprender a manipulá-las de uma a forma mais eficaz doque sabemos manipular hoje.
Começamos bem! já utilizamos no Brasil e no mundo células do cordão umbilical para o tratamento de leucemia por exemplo.Não bastando,o Brasil aprovou recentemente uma Lei aprovando a pesquisa com células tronco embrionárias,e ainda tem mais! Conseguimos criar o BRA1(primeira linhagem de céluas tronco embrionárias brasileira).Oque nos facilita e muito no avanço das pesquisas.
Mas oque são células tronco?
São células embrionárias que ainda não sofreram diferenciação celular com grande capacidade de duplicação e de se transformar em qualquer outro tecido(uma vez que ainda não são células específicas).
E exatamente aí se concentram todas as esperanças no seu grande poder de duplicação e na sua capacidade de se transformar em qualquer outro tecido,acreditando-se com isso no seu alto poder regenerativo e curativo.Por isso falar em células tronco embrionárias é falar a cima de tudo em esperança!Pense em alguém que foi alvejado por arma de fogo,ou em alguém que sofreu um infarto agudo do miocárdio,ou um ave ou quem sabe em alguém com um grave comprometimento hepático,pense em alguém que espera anos num afila de transplantes.As possibilidades são infindas.Na verdade se conseguirmos compreender melhor, manipular melhor as CTEs, poderemos ter uma cahnce real de cura para uma série de patologias ao qual não temos hoje,na verdade poderíamos está bem próximos da tao desejada imortalidade física(ou quase imortalidade física).
Isso assusta! Tanto que é assunto de discussão no mundo inteiro a sua liberação ou não liberação, dilemas éticos morais e religiosos sempre são os temas chaves dessas discussões.
Estamos prontos para deter tal conhecimento?Infelizmente a humanindade muitas vezes provou que não.Ao longo dos séculos,vimos descobertas fantáticas com a divisão de um átomo por exemplo ser usada para construção da bomba atômica.Mas e as pessoas que vivenciam os casos citados acima, esses não merecem ter esperanças?É claro que sim!Oque quero dizer com meus questionamentos é que vivemos a beira de uma grande mudança na forma como enxergamos a vida , vivemos as vesperas de experimentar algo e conhecer algo que anos atrás era inimaginável!É um grande poder que vamos ter em mãos "e com grandes poderes vem junto grandes responsabilidades",dentre elas zelar para que tal conhecimento seja aplicado em benefício da humanidade, de forma ética e cética.
"Mesmo que pareça tolo e sem sentido/Eu ainda brigo por sonhos/Eu ainda brigo"