sábado, 9 de fevereiro de 2019

A Culpa é de Quem ?

" Nem toda maldade do mundo é culpa de DEUS." Há pouco mais de um ano atrás eu ouvia essa frase de uma paciente durante sua anamenese ( entrevista), o curioso é que alguns minutos antes havia passado  por mim um carro de som ( propaganda ), tocando louvores e  eu imediatamente  comecei  a questionar a bondade divina  ao qual era anunciada no louvor. Vinha passando talvez pelo oque considerava ser o pior período da minha vida até aquele momento, e numa auto-reflexão feita ao longo de várias noites sem dormir não julgava merecedor do que vinha me acontecendo e julgava  Deus o culpado pelo ocorrido , portanto imaginem minha surpresa quando ao entrar na casa do paciente, o mesmo durante a entrevista , sem qualquer menção minha em nenhum momento do que vinha se passando em minha mente, me diz a frase já mencionada acima.
Durante um ano todos os dias eu reflito sobre esta frase, e penso " a culpa é de quem?"Todos os dias eu vejo uma série de coisas ruins acontecerem a uma série de pessoas boas que aparentemente nada fizeram. Não foi escolhas delas ! Não tomaram nenhuma atitude que justificasse tal consequência, então Por que? Qual a justiça disso? Onde estava Deus? Por que ele não interveio? Por que Deus permite o sofrimento? Qual finalidade das doenças? Será que ele nos ouve? Onde termina meu livre- arbítrio e começa a vontade de Deus? Eu não sei te dar nenhuma dessas respostas, Talvez só uma: " Nem toda maldade do mundo é culpa de Deus".
Infelizmente toda atitude humana direta ou indiretamente influencia a vida dos seus semelhantes e Deus não pode ser responsabilizado por isso. Eu gostaria de pode dizer que entendo seu propósito, mas não posso , minha capacidade intelectual ainda é muito limitada, minha fé sobrevive muitas vezes a trancos e barrancos mediante a uma série de questionamentos. É possível ter fé sem ter dúvidas ? Um líder religioso famoso  certa vez em uma entrevista disse que não ,que a dúvida seria o alimento de sua fé, que quanto mais se questionava mais aumentava sua fé. Não sei se é certo ou errado levantar tantas  questões, se for pecado que Deus me perdoe!
A maldade que existe no mundo provem do coração corrompido dos homens, são as falhas humanas que fazem que o mal exista no mundo, que a dor e o sofrimento existam. Mas então por que fomos feitos tão imperfeitos ? Essa pergunta e muitas  outras ele ainda não me respondeu. Talvez ele me fale um dia durante outro atendimento, ou me responda em um sonho ou até mesmo nunca me responda. Não tem problema, pois tenho a impressão de que quanto mais eu questiono mais eu me aproximo de Deus.     

Nenhum comentário: